Onde encontrar ajuda para dependentes químicos?

Avô e Neta

O lugar mais indicado para encontrar ajuda para os dependentes químicos e suas famílias é certamente nas clínicas especializadas.

Apesar de existirem muitas clínicas de recuperação e reabilitação, nem todas possuem as qualidades exigidas para tratamento e recuperação eficazes. Dessa forma, é importante estar bastante atento na hora de escolher uma.

Clínica de Recuperação Vitta é uma excelente opção para quem deseja os melhores profissionais e um tratamento humano e responsável.

O que é preciso levar em consideração antes de escolher a clínica?

1. Instalações

O ideal é ir até a clínica e fazer um tour pelo local. Assim você poderá conferir como as coisas funcionam, se o espaço é amplo, se é acolhedor e confortável, se a higiene é satisfatória, entre outros fatores.

Aqui no site da Clínica de Recuperação Vitta, você consegue verificar as fotos das instalações. Isso lhe permitirá comprovar que os itens mencionados estão presentes e são cumpridos.

2. Relação com a família

É essencial que a clínica proporcione uma boa participação da família no tratamento.

A instituição tem um dia especial para os parentes? Como ela vê a importância dos familiares para a recuperação do dependente? Existe algum programa específico para a família?

Clínica de Recuperação Vitta entende que a participação dos parentes e amigos é importante e necessária para a recuperação ser bem-sucedida. Por isso tem a preocupação de proporcionar auxílio a eles também e não apenas ao paciente.

3. A equipe de profissionais

Procure saber do currículo dos profissionais do time de apoio ao dependente. Confira seus casos bem-sucedidos, como eles trabalharam no passado e quais técnicas eles utilizam para a recuperação.

4. Método de tratamento

Cada clínica tem uma maneira de realizar o tratamento, mesmo que exista um padrão. Informe-se a respeito da metodologia da instituição e reflita se está de acordo com o modo como o tratamento será conduzido.

Não se esqueça de que um tratamento eficaz necessita de um grupo diverso de profissionais, assim como as sessões individuais e em grupo.

Caso a instituição ofereça um tratamento “relâmpago”, que dure poucos dias, suspeite bastante! O processo de recuperação é demorado e complexo, além de precisar levar em conta fatores sociais, psicológicos e físicos.

Fale com alguém que tenha estado da clínica. Converse com familiares de pacientes que lá já estiveram internados. Procure obter o máximo de informações possíveis sobre o local e os profissionais envolvidos.