Instituto Vitta e seu tratamento para dependentes químicos em São Paulo

Antes de falar sobre dependência química, é necessário comentar que vícios não se resumem somente as substâncias psicoativas – álcool, maconha, cigarros e cocaína – mas sim a qualquer coisa que usada em excesso traga danos para a vida do indivíduo de quem o certa e que altere drasticamente seu equilíbrio químico. Substâncias psicoativas consistem em substâncias químicas que agem sobre o sistema nervoso central e ocasionam em mudanças químicas radicais.

Como exemplo de alguns tipos de obsessões podem ser citados: a dependência química, tabagismo, food addiction (vicio em comidas), ludopatia (vicio em jogos de azar), dependência tecnologia, workaholics (vicio em trabalho), sexo, adrenalina e pornografia. Essas compulsões são algumas das mais comuns no contexto da sociedade atual.

Não existe uma maneira de identificar uma única causa que leva alguém ao vício, assim como existem inúmeros tipos também existem várias causas. A curiosidade, necessidade de ser aceito em um meio social, válvula de escape de dores psicológicas e/ou físicas, condições genéticas, quantidade e frequência de uso.

Dependência química, como eu posso ajudar a quem amo?

A dependência química atinge pessoas de todas as faixas etárias, de todas as classes sociais, condições financeiras e nível educacional. Ela destrói vidas, rouba a dignidade de alguém, massacra sonhos e não somente os do indivíduo, mas sim de sua família e todos aqueles que se encontram em seu ciclo social.

É muito difícil quando alguém vê seu ente querido ou próximo passando por uma situação dessas, mas essa pessoa deve lembrar do que está escrito no livro sagrado que é a bíblia “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”, João 15:13. Uma das formas de ajudar é encontrar uma clínica que forneça total suporte na recuperação do usuário e o Instituto Vitta é essa clínica. Ela fornece meios para a pessoa recuperar sua vida e sua fé novamente.

Regiões de atendimento Instituto Vitta

Artigos feitos pela Instituto Vitta