Como tratar o alcoolismo?

Homem Pensativo

Assistir a um familiar passar por uma doença grave é muito triste. Como o alcoolismo também é uma doença, a situação é parecida. Contudo, pode ser até pior porque as diferenças de comportamento e humor são muito significativas.

Não importam as dificuldades, é importante que você continue lá pelo alcoólico. No entanto, por mais que ele tenha boa vontade, dificilmente conseguirá realizar melhoras permanentes.

Para te auxiliar nesse caminho, vamos mostrar como tratar o alcoolismo do seu ente querido. Antes de começar, é bom esclarecer que o melhor modo de tratar o vício em álcool é o tratamento profissional em clínicas especializadas.

A Clínica de Recuperação Vitta tem profissionais capacitados e experientes para tratar de seu familiar com os melhores métodos.

Como tratar o alcoolismo da pessoa querida?

1. Dialogue: tenha esse diálogo apenas quando a pessoa estiver sóbria. Seja honesto e calmo. Procure um local tranquilo e privado, onde o dependente se sinta seguro. Muitas vezes ele precisa conversar e nem compreende isso.

2. Mostre que a vida é muito mais do que álcool: você pode fazer isso saindo para locais novos com a pessoa, como parques ou exposições de arte. Artesanato e voluntariado são outras duas opções indicadas para a ressocialização do dependente.

3. Exclua o álcool da vida: não beba, não saia com ele para locais onde a bebida é muito fácil, procure não tocar no assunto e definitivamente não tenha álcool em casa.

4. Mais paciência e zero violência: pode ser difícil manter a calma em algumas horas, mas nunca parta para a violência física ou verbal porque isso só gerará um ciclo de dor desnecessário e nenhuma lição será aprendida.

5. Procure saber mais sobre o alcoolismo: informe-se o máximo que puder sobre o problema. Só assim conseguirá compreender melhor a situação e abrir a mente para o que o alcoolismo significa e o que a pessoa está passando.

Clínica de Recuperação Vitta é conhecida por tratar com responsabilidade e profissionalismo cada paciente e cada necessidade específica. Além disso, ela reconhece a importância da participação da família durante o processo.

6. Vá atrás de uma clínica de recuperação: esclareça o porquê do tratamento profissional ser essencial. Explique que é temporário, que o local é amplo e confortável. Diga que estará por perto sempre que possível durante o processo.

7. Lembre-se de que alcoolismo é uma doença como qualquer outra: muitas pessoas têm opiniões erradas sobre o vício em álcool e acabam propagando preconceitos. A verdade é que o alcoolismo é uma doença grave que merece ser tratada com respeito e seriedade.

A Clínica de Recuperação Vitta possui instalações acolhedoras para todas as etapas do tratamento contra o alcoolismo: desintoxicação, psicoterapia e reinserção social. Entre em contato para conhecer melhor o programa.