Clínica de Recuperação em Guarulhos

Como reconhecer a dependência química em alguém próximo

A dependência química é considerada um transtorno mental, e é tida como uma doença crônica, que atinge diversos indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas. No Brasil, cerca de 28 milhões de pessoas têm algum familiar que é dependente químico, de acordo com Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família).

Essa doença não afeta só o indivíduo, como todos os que estão ao seu redor, principalmente a família. Por isso, além de ter o papel de fornecer apoio, familiares também precisam de orientação durante o processo de tratamento. A Clínica de Recuperação em Guarulhos recomenda que familiares e amigos conversem primeiramente com o usuário sobre a internação, para assim decidirem o que será feito.

Para reconhecer se algum familiar está passando por essa situação, segundo o Ministério da Saúde, existem alguns critérios para diagnóstico da dependência química, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são eles:

  1. Tolerância: a redução da magnitude dos efeitos leva o usuário a procurar doses cada vez maiores;
  2. Senso de compulsão: forte desejo de consumir a droga;
  3. Abstinência: após interrupção ou diminuição do uso, surgem sintomas como tremores, ansiedade e irritabilidade, gerando a ânsia por outra substância que vá aliviar ou interromper esses sintomas;
  4. Tentativas de reduzir ou controlar o consumo, mas sem sucesso;
  5. Abandono de atividades prazerosas;
  6. Mesmo que o uso abusivo gere danos nocivos, o indivíduo continua consumindo.

A Clínica de Recuperação em Guarulhos é referência no tratamento de dependentes químicos

A Clínica de Recuperação em Guarulhos faz parte do Instituto Vitta, e é composta por profissionais das mais diversas áreas, para fornecer um tratamento multidisciplinar, que tem como objetivo integrar o indivíduo à família e à sociedade.

Regiões de atendimento Instituto Vitta

Artigos feitos pela Instituto Vitta